quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

As abelhas e xis da contravenção

A maior lei do universo é que o universo é regido por leis. Começa aí. E a partir daí somos inseridos em uma sequência infinita de leis que têm o objetivo de tentar organizar tudo o que precisa estar em harmonia. E isso vale pra tudo, as coisas e as não coisas. Então, vivemos sob a lei da gravidade, lei da ação e reação, lei dos senos e dos cossenos, lei de murphy e por aí vai. E como a raça humana faz parte do universo, é óbvio que não poderíamos ficar de fora. Dentro da condição de seres racionais que somos, nós criamos as nossas próprias leis. Pronto, está armada a confusão.

É engraçado como o ser humano pode ser tão brilhante e tão patético ao mesmo tempo, em especial neste quesito. Posso citar aqui leis fantásticas como a Maria da Penha e a Instrução Normativa que regulamenta a produção orgânica de alimentos no Brasil. Mas esta semana, aqui no sítio tivemos contato direto com o lado patético, cego e ignorante das leis.

Não sou do tipo anarquista mas tem lei que é digna de nãos ser cumprida. Por exemplo: um estagiário de curso técnico que opta por trabalhar aos sábados para antecipar o cumprimento do estágio curricular e poder ingressar na faculdade é um fora da lei. Ora! Desde quando TRABALHAR para poder ESTUDAR é crime? Mas é, pelo menos teoricamente. Está na Lei do Estagiário que - apesar de gerar dúvida no texto - escolas e empresas não podem aceitar que o estagiário trabalhe mais que 40 horas semanais. Por conta disso, nossa estagiária perdeu o primeiro semestre na faculdade de agronomia.

Outro exemplo de doer é a regulamentação dos insumos da agricultura. Venenos - daqueles que matam pessoas inclusive - têm o seu registro legalizado num aceitável prazo de poucos meses. Agora, produtos biológicos de origem vegetal ou animal como óleo de neem, bacillus thuringiensis, trichoderma, beauveria bassiana ou metarhizium anisopliae, fundamentais para agricultura orgânica, estão com processos engavetados há anos no Ministério da Agricultura e são proibidos de serem comercializados pelos fabricantes e criadores.

Também temos o caso da Aloe Vera, a babosa. Esta planta quase milagrosa teve seu uso interno proibido pela Anvisa pois não havia provas de que trazia benefícios para a saúde. Já o sódio, que comprovadamente faz mal à saúde, tem seu uso liberado.

Estúpidas ou não, as leis são necessárias. Só os que cumprem e conhecem as leis é que podem questioná-las e optar por não cumprí-las. Parece incoerente, mas é o que eu teria feito no caso da estagiária. Contudo, diante da possível ilegalidade as outras duas partes envolvidas não quiseram arriscar. A professora argumentou dizendo, "mas o que vai acontecer se todos os meus 76 alunos resolverem querer adiantar as horas?" ÓTIMO, eu teria dito, vamos reunir alunos, escolas e empresas e vamos MUDAR e lei! Mas não respondi. Percebi que não teria apoio e está aí uma coisa que não é possível fazer sozinha.

Algumas horas depois, observando o movimento das abelhas mandaçaia, aqui no quintal de casa, concluí que elas é que entendem de sociedade organizada.


Um comentário:

  1. Querisa Letíca,
    Fico feliz e agradecida pelos seus comentários, de coragem e de quem vê o quanto necessitamos de mudanças. Acredite, o seu posicionamento é importante. Passo por situações de hipocresia humana o tempo todo..não é fácil.Mas não desista nunca de expressar aquilo que, em seu coração, você reconhece como Lei Divina! Continue escrevendo. Parabéns pelas colocações. BJs. Ana

    ResponderExcluir